6 restaurantes com menus executivos ao almoço

O nome menu executivo, por regra disponível durante a semana, destina-se sobretudo a quem trabalha por perto e quer uma fórmula que lhe permita comer bem, a bom preço e sem perder muito tempo, mas isso não quer dizer que não possa ser também uma boa opção para quem deseja aproveitar o almoço para ficar a conhecer a cozinha de um determinado espaço.

TABERNA DO LOPES FIRST FLOOR | LISBOA

Instalada num pequeno prédio de dois andares ao Rato, a Taberna do Lopes faz jus ao epíteto de “Santuário da Carne”, onde é inclusive possível ir acompanhado, em tempo real, o corte das carne e a grelha de brasas. De segunda a sexta, o menu executivo ao almoço sai por 21 euros por pessoa e inclui couvert, três opções de prato (costeletão, vazia ou T-Bone) , dois acompanhamentos, bebida e café.

COZY | LISBOA

Às Amoreiras, dois cozinheiros de formação, com experiência anterior noutros restaurantes, apostaram numa gastronomia tradicional de partilha com uma apresentação contemporânea. Ao almoço, quem trabalha nas redondezas vem sobretudo pela possibilidade de comer bem a preços simpáticos: para além da carta fixa, recheada de pratos de conforto, há dois menus, um a 12,50 e outro a 14,50 euros, com sopa, prato, sobremesa e bebida/café.

CHAC MOOL | CASCAIS

Os tacos, com diferentes tipos de recheios, são a grande base da oferta desta taquería no centro de Cascais e isso reflete-se no menu do dia (a 14,50 euros) do qual fazem parte três campões de venda: gringa (o preferido do chef Jose Manuel, leva tortilha de trigo com queijo na chapa e carne de porco marinada), Al Pastor (tortilha de milho com carne de porco marinada, cebola, coentros e ananás) e Alambre (carne de vitela, bacon, cebola e pimentos com queijo grelhado).

BEHER BOM SUCESSO

Situada numa das entradas do mercado gourmet, a Beher do Bom Sucesso, com foco nos produtos de charcutaria (em especial o presunto Premium), atende num espaço luminoso e acolhedor de cores neutras. Tendo em conta que é, por excelência, um local frequentado à hora de almoço por quem trabalha na zona e quer rapidez e bom preço, criaram um menú, servido durante a semana até às 15 horas, com um valor entre os 10,50 e os 12.50 euros que inclui sopa, prato principal e bebida.

CARALHAU | PORTO

Paulo Miranda faz as honras da casa, cabendo a Andréa Cardoso, numa cozinha à vista no fundo da sala, executar os vários pratos do cardápio dedicados sobretudo ao bacalhau (daí o nome). Aos almoços, durante a semana, e a pensar em quem trabalha na zona, é servido um menú executivo (sopa, prato principal com bacalhau, bebida, sobremesa e café) por 13,50 euros.

MEZZALUNA | VILA DO CONDE

Abriu pela mão de Daniel Faria, natural de Vila do Conde, um empreendedor que, depois de ter tentado a sua sorte em navios de cruzeiro, resolveu investir na área da restauração com especial foco na cozinha italiana de conforto. A par da carta, aposta igualmente em menús mais económicos ao almoço e em pratos do dia a partir dos 8 euros.