Urban Grill
Uma steakhouse à portuguesa

Yulia Lozinska, ucraniana, veio para Portugal há 16 anos, onde fixou residência em Portimão. Começou por abrir um bar em 2011, que correu bem mas o ritmo desgastante do negócio levou-a a mudar de rumo.
Em 2014, onde hoje se encontra o Urban Grill, ela enveredou por um café-bar mas o crescimento da família ditou que mudasse para o ramo da restauração. Uma prospeção rápida do mercado fê-la concluir que não havia em Portimão uma steakhouse mais elaborada, mas ainda assim convivial, com boa oferta de carnes e uma carta de vinhos e cervejas à altura.
O Urban Grill abriu em setembro de 2020 e teve desde o começo a preocupação de se adaptar a Portugal, pelo que todos os cortes são para partilhar (servem de 1 a 6 pessoas) e vêm acompanhados de batatas fritas e saladas. Igor Pelypachenko, sobrinho de Yulia, é o responsável pelas carnes e pelos pratos principais (a carne é o forte da casa, mas existem três opções de peixe e de saladas), só que a sua função vai bem além disso. Antes de aceitar o convite da tia, ele fez questão de fazer uma formação de talhante por três anos no Reino Unido e de, já depois do regresso a Portugal no verão de 2021, estagiar por um tempo no talho Carnes do Mundo.
Este saber-fazer permite-lhe agora trabalhar com carnes nacionais (que prefere às importadas) e premium como a Arouquesa ou Barrosã, assumindo ele mesmo o seu desmanche. Na cozinha estão ainda Sveta, mãe de Yulia, que assegura entradas como as espetadinhas de queijo panado com três molhos, o camarão frito em azeite e brandy ou o queijo Camembert com mel, sucesso garantido, e Mónica, a responsável pelas saladas de acompanhamento.
Na sala, Adalberto Ludovico, ex-atleta de atletismo, dá atenção a uma clientela constituída maioritariamente por portugueses (90 por cento, sendo 50 por cento locais) e explica os diferentes tipos de carnes: picanha no espeto, lombo de novilho, coxas de frango, piano de porco com mel e mostarda, bifes e, as estrelas da casa, grelhadas mistas. As doses são sempre fartas. Para encerrar com chave de ouro, o coração balança entre a pavlova, o banoffee ou o cheesecake.
Veja no mapa
Compartilhar
Informações de contato
- +351 282 048 302
- Avenida São Lourenço da Barrosa, edif. Vaumar, loja C, 8500-334 Portimão